5 ferramentas poderosas para manter a atenção de alunos

image

É fato que uma das dificuldades no momento de ministrar um conteúdo em uma aula, um curso, um treinamento, uma palestra ou até em uma reunião com um cliente é a capacidade de manter o foco durante a exposição de um conteúdo qualquer.

Obviamente que o domínio do assunto a ser abordado é fundamental, mas, mesmo sendo o criador de uma teoria inédita, é necessário que exista alguém que fique interessado em conhecê-la.

Desta maneira, seguem cinco dicas arrasadoras para conseguir aumentar a audiência na hora de expor um conteúdo a um grupo:

Linguagem simplificada: visualize seu público como se tivessem o entendimento de crianças de 9 anos. Quanto mais rebuscada e técnica a linguagem utilizada, maior o risco de passar arrogância. Isso gera antipatia e dispersa o foco das informações. É necessário perceber que quem está explicando obviamente tem conhecimento sobre o assunto. Já quem está aprendendo, via de regra,  tem que sentir que está participando desse compartilhamento de conhecimento.

Liderança: descarte a uma postura de superioridade. É fundamental trazer a confiança dos pupilos seja pelo domínio do assunto, seja pela capacidade didática. O conhecimento é um processo de troca e verdade absoluta é uma utopia. Logo, estimular o debate e a colocação de hipóteses e experiências por parte de todos, irá gerar interesse por parte de todos os que participam do evento.

Conte uma história: o ser humano é curioso por natureza. Adora saber de algo novo, ou da mesma informação contada de forma diferente. Explicações com analogias potencializam o interesse de quem tem mais capacidade de compreender por meio de exemplos ao invés do conceito formal. Além disso, a associação de informações auxilia na memória e, quando um assunto é compreendido pelos alunos,passa a existir valorização do mesmo.

Emocione: Só existe interesse em algum assunto ou em alguma coisa quando há emoção. Independentemente o assunto abordado ser positivo ou negativo, é necessário que exista um envolvimento no tema para que as pessoas queiram prestar atenção e, por fim, aprender.

Desenhe: Apresente explicações visuais daquilo que está sendo ministrado. Lembre-se que as pessoas só acreditam vendo, e, neste momento, é fundamental que o público acredite naquilo que está sendo proposto.

Seguindo estas dicas, certamente o nível de atenção em uma exposição certamente irá melhorar consideravelmente, aumentando o valor agregado ao marketing da sua expertise e potencializando a capacidade geral da exposição de conceitos que, muitas vezes, deixam de seduzir a quem realmente precisa.